Páscoa, Festa da Vida

Páscoa é a festa da nossa Salvação. É a passagem da morte para a vida, por obra de Deus. É Páscoa porque Cristo venceu a morte. Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou, Aleluia!

A partir da Ressurreição de Cristo, a terra transformou-se em céu, pois a pessoa humana, mesmo neste mundo, pode viver em Deus. Páscoa é a festa da vida, da vida de Cristo e da nossa nova vida. Ao celebrar a Páscoa, a Igreja professa que Jesus Cristo “amou os seus que estavam no mundo e os amou até o fim” (cf. Jo 13,1). E entre os “seus”, contamos também nós! É o dia de Deus, que vence a escuridão da morte; “dia sem ocaso”, iluminado pelo esplendor do Senhor vivo e presente no meio de nós para sempre. Por isso, como o salmista, anunciamos: “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos!” (cf. Sl 118,24).

Cristo vive! Esta é a melhor notícia que recebemos. Devemos testemunhá-la e anunciá-la a todos! Vidas renascem, pessoas saem dos seus túmulos, cegos veem, e tanto outros sinais testemunham as maravilhas que Deus opera. João, o discípulo amado, vê os sinais e acredita. Aos discípulos de Emaús, Jesus dá-se a conhecer na fração do pão. Imediatamente, eles voltam a Jerusalém e anunciam que Cristo ressuscitou. Experimentaram o convívio de Cristo e tornaram-se testemunhas do Ressuscitado.

Jesus dá-se a conhecer ressuscitado onde se realizam os gestos de amor. Basta pensarmos nas mulheres que vão ao sepulcro com aromas para ungir Jesus (cf. Mc 16,1). O amor é que faz reconhecer Jesus ressuscitado! “Onde as pedras são retiradas dos sepulcros, onde se vive a caridade no serviço ao próximo, aí Cristo continua ressuscitando. Esses e tantos outros sinais testificam a ressurreição de Cristo e suscitam nova vida, pois retiram todas as barreiras que atentam contra a vida.

A páscoa ilumina e motiva toda a vida cristã. Assim sendo, anualmente, “fazer Páscoa” é essencial para o cristão poder viver o seu dia a dia alimentado pela presença do Cristo Vivo e Ressuscitado. Faz-se Páscoa, surge a vida! Acolhamos, alegremente, o anúncio de que Cristo Ressurgiu, e O comuniquemos aos outros irmãos e irmãs. Este é o tempo da vida que renasce. Que nossos corações transbordem de alegria!

Faz-se Páscoa e surge a vida! Páscoa é realmente a Festa da Vida. Uma Feliz e Santa Páscoa a todos!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Nazaré-PE